Post on 25-Jan-2017
transcript
Vanguardas européias
INÍCIO DE SÉCULO NA EUROPAAs transformações tecnológicas que o mundo
passou na virada do século modificaram as maneiras de o homem perceber a realidade. O automóvel, o avião, o cinema, deslocaram e aceleraram o olhar do homem moderno.
Em meio a essas transformações surgem várias manifestações artísticas – Impressionismo, Expressionismo, Futurismo, Cubismo, Dadaísmo, Surrealismo -, que ficariam conhecidas como “correntes de vanguarda”, que, conjugadas, dariam origem ao Modernismo.
CONTEXTO HISTÓRICOO desejo de ruptura com modelos artísticos
que não expressam o mundo faz nascer as vanguardas européias.
A industrialização atinge níveis inéditos, mas as discrepâncias sociais e políticas aumentam, impulsionando o ínicio da I Guerra Mundial (1914-1918) e da Revolução Russa (1917). As artes sofrem profundas mudanças.
Negação das obras artísticas do passado.Ruptura formal com os princípios estéticos do
passado.Invenção de novas técnicas, novos objetos
estéticos.Experimentalismo.Agressão ao público.Simplificação na representação das imagens.
CARACTERÍSTICAS GERAIS
CUBISMOAULA 08
PROFº BIM
Histórico
• Data: Início do Século XX (Século de mudanças)• Inspiração: Cézzane
"Cézanne é o pai de todos nós”... Pablo Picasso
• Observação: Recebeu esse nome devido ao uso de formas geométricas pelos seus artistas.
• Principal expoente: Pablo Picasso• Importante: Há uma vertente
chamada Abstracionista.
Composição, Kandinsky
Na Europa, predominava já há muitos séculos a visão renascentista
Venus, de Boticelli
Teto da Capela Sistina, Michelangelo
Pietá, de Michelangelo
O Cubismo propôs a
destruição dessas imagens convencionais.O que vale é a visão do artista, misturada com a sua imaginação!
“Eu pinto as coisas como imagino, e não como eu as vejo” Pablo Picasso
Cubismo é um agito artístico que surgiu no século XX, APLICANDO FORMAS GEOMETRICAS EM SUAS PINTURAS, tendo como principais fundadores Pablo Picasso e Georges Braque e tendo se expandido para a literatura e a poesia.( AS DUAS OBRAS DATAM DO VERÃO DE 1908,APESAR DA
DISTÂNCIA GEOGRÁFICA
CASA EM L’ESTAQUE,DE BRAQUE CASA COM JARDIM,DE PICASSO
Características1. Uso de formas geométricas,
inspirados por Cézanne;
2. Uso de numerosos ângulos na tela para dar impressão de várias dimensões.
Analisava as formas dos objetos, partindo-os em fragmentos e espalhando-os pela tela. O objeto é de tal forma distorcido que quase tende para a abstração.
Georges Braque, Castelo de La Roche
Homem no Café , Juan Gris1914
Juan Gris, Homem no Cafe, 1914
letras, números e colagens
nos quadros.
Copo e garrafa de Suze, de Pablo
Picasso
Novamente as letras...
Poema CubistaPoema de Sete Faces
Carlos Drummond de Andrade
Quando nasci, um anjo torto desses que vivem na sombra disse: Vai, Carlos! ser gauche na vida.
As casas espiam os homens que correm atrás de mulheres. A tarde talvez fosse azul, não houvesse tantos desejos.
O bonde passa cheio de pernas: pernas brancas pretas amarelas. Para que tanta perna, meu Deus, pergunta meu coração.(...)
PICASSOGÊNIO DA ARTE DO SEC XX
“Quando eu era criança minha mãe me dizia: ‘se te fazes soldado,chegarás a General; se te fazes cura,chegarás a papa...’Eu
queria ser pintor e cheguei a Picasso.”
AUTO RETRATO PICASSO • NASCE EM 25 DE OUTUBRO DE 1881 EM MÁLAGA ESPANHA:
• PABLO DIEGO JOSE FRANCISCO DE PAULA JUAN NEPOMUCENO CRISPIN CRISPINIANO DE LA SANTISIMA TRINIDAD RUIZ BLASCO PICASSO Y LOPES.
• SEU PAI JOSÉ RUIZ BLASCO ERA PINTOR E PROFESSOR DA ESCOLA DE ARTES E OFÍCIOS
• PICASSO TEVE DUAS IRMÃS.
• ESTUDOU EM LA CORUÑA E QUANDO MORRE SUA IRMÃ COSCEPCIÓN VÍTIMA DE EPIDEMIA DE DIFETERIA, A FAMÍLiA VAI PARA BARCELONA E DON JOSÉ CONSEGUE UMA VAGA PARA DAR AULAS DE DESENHO NA ESCOLA DE BELAS ARTES DE LA LLOJA.
AUTO RETRATO: DESENHO COM CARVÃO
•PABLO NÃO CONTAVA COM A IDADE MINIMA PARA INGRESSAR NA LLOJA,
• SEU PAI INSISTIU COM A BANCA EXAMINADORA PARA QUE SE ABRISSE UM EXAME DE ADMISSÃO AO FILHO.
•PABLO CONCLUIU A PROVA EM UM DIA, QUANDO O PRAZO ERA DE TRINTA
DIAS,DESCONCERTOU A BANCA E SUA
ADMISSÃO FOI UNÂNIME.
CIÊNCIA E CARIDADE1897 ÓLEO SOBRE TELA
197 X 249,4 CMMUSEU PICASSO,BARCELONA(ESPANHA)
ADIMIRADO PELA SUA VOCAÇÃO ARTÍSTICA, PICASSO FOI IDOLATRADO PELA FAMÍLIA, ESSA DEVOÇÃO MARCOU A PSICOLOGIA DO PINTOR,QUE SEMPRE DEMONSTROU GRANDE CONFIANÇA EM SI MESMO E EM SEU TRABALHO.NESSA ÉPOCA PICASSO ESTAVA TOTALMENTE INSERIDO NA BOEMIA, FREQUENTAVA BORDÉIS E FESTAS, COMEÇOU A FAZER EXPOSIÇÕES, GANHOU MEDALHAS, CONCURSOS E PASSOU A SER RECONHECIDO,.
FASE AZUL• MORTE DO AMIGO CASAGEMAS FEZ O PINTOR MERGULAHAR EM UMA PROFUNDA TRISTEZA E
DEPRESSÃO;• NESTA FASE ABORDOU TEMAS COMO O
ABANDONO, A SOLIDÃO E A MORTE. )
• AUTO-RETRATO1901
ÓLEO SOBRE TELA 81 X 60 CM
(MUSEU PICASSO PARIS)
A VIDA1903
ÓLEO SOBRE TELA197 X 127,3 CM
THE CLEVELAND MUSEUM OF ART, EUA
A morte não é a maior perda da vida. A maior perda da vida é o que morre dentro de nos enquanto vivemos.
Pablo Picasso
A FAMÍLIA DE SALTINBANCOS
1905ÓLEO SOBRE TELA
212,8 X 229,6 CMTHE NATIONAL GALLERY OF
ART WASHINGTON(EUA)
FASE ROSA
EM 1904 FEZ SUA QUARTA E ULTIMA VIAGEM A PARIS, ONDE SE INSTALOU NO ATELIE DE UM AMIGO.PASSOU A CONVIVER COM OUTROS PINTORES ,LITERATOS, POETAS E CRITICOS DE ARTE FRANCESES.AOS POUCOS A FRIEZA DO AZUL CEDEU ESPAÇO PARA CORES MAIS QUENTES.
MOÇO COM CACHIMBO1905
ÓLEO SOBRE TELA100 X 81,3 CM
MRS. JOHN HAY WHITNEY COLLECTION,
NOVA YORK(EUA)
RETRATO DE GERTRUDE STEIN
1906 ÓLEO SOBRE TELA
176 X 83 CM
POUCO DEPOIS CONHECEU OS IRMÃOS LEO E GERTRUDE STEIN , AMERICANOS QUE SE TORNARAM SEUS PRIMEIROS MECENAS. GERTRUDES MORREU EM 1946, UM POUCO ANTES DOOU O QUADRO AO METROPOLITAN MUSEUM DE NOVA YORK
FERNANDE OLIVIER • DEPOIS DA FASE AZUL,
CONHECE SUA PRIMEIRA COMPANHEIRA FERNANDE OLIVIER
(1881 – 1966)
EM 1933 A PUBLICAÇÃO DE ‘PICASSO E SEUS AMIGOS” DE SUA 1° MULHER FERNANDE OLVIER FOI UM CHOQUE PARA O ARTISTA. PICASSO TENTOU IMPEDIR SUA VEICULAÇÃO A FIM DE EVITAR NOVAS DESAVENÇAS COM OLGA. EM DEPRESSÃO ABANDONOU A PINTURA E DEDICOU-SE A ESCREVER POEMAS,FOI A PIOR ÉPOCA DE SUA VIDA ,ADMITIU MAIS TARDE.
Eva Gouel
Morreu de tuberculose em 1915
RETRATO DE OLGA NA CEDEIRA
1917ÓLEO SOBRE TELA
32,6 X25,3 CMMUSEU PICASSO,PARIS(FRANÇA)
A BAILARINA OLGA KOKLOVA(1891-1955) FILHA DE UM CORONEL DO EXÉRCITO RUSSO.
EM 1923 SEU CASAMENTO COM OLGA ENTROU EM CRISE,ELA SE IMPORTAVA MAIS COM A ALTA SOCIEDADE DO QUE COM SUAS PINTURAS.
COM BRIGAS E RECONCILIAÇÕES, A RELAÇÃO DUROU ATÉ 1935, QUANDO PICASSO A DEIXOU. MAS ELES NUNCA SE DIVORCIARAM. OLGA MORREU DE CÂNCER EM 1955.
Marie-Thérèse WalterCURVISMO:MARIE DESPERTOU A SENSUALIDADE DO ARTISTA,SUA PINTURA PERDEU A AGRESSIVIDADE DAS LINHAS RETAS E GANHOU CURVAS
MULHER EM FRENTE AO ESPELHO1932 ÓLEO SOBRE TELA
162,3 X 130,2 CMTHE MUSEUM OF ART,NOVA YORK(EUA)
O SONHOMarie-Thérèse Walter
• Tornou-se sua eterna amante, a menina-mulher que realizou todos os seus desejos eróticos e fantasias sexuais. Ela era submissa e dependente, satisfazia-o sem complicações, experimentando do sadismo ao masoquismo. Nunca moraram juntos, mas mantiveram uma relação pelo menos até 1943. Costumava visitá-la toda semana, com o consentimento da mulher que estivesse ao seu lado oficialmente.
• Enforcou-se em 20 de outubro de 1977, quatro anos depois de Picasso morrer.
Marie-Thérèse – Paris,1954
DORA MAAR FOTÓGRAFA DE ORIGEM CROATA E DE ESQUERDA SUA NOVA AMANTE.ELA FOTOGRAFOU GUERNICA.
FOI A AMANTE QUE MAIS SOFREU COM A SEPARAÇÃO. TROCADA POR FRANÇOISE GILOT, ENTROU EM PROCESSO ESQUIZOFRÊNICO E FOI INTERNADA NUM HOSPITAL PARA DOENTES MENTAIS. DEPOIS, PASSOU ANOS RECLUSA NUM CONVENTO. MORREU SOZINHA EM SEU APARTAMENTO, EM PARIS, AOS 90 ANOS.
"Mujer llorando", Pablo Picasso 1937
FRANÇOISE GILOT ESTUDANTE 21 ANOS,CABELOS RUIVOS E OLHOS VERDES. DOIS FILHOS, CLAUDE E PALOMA,VIVERAM UMA ESTÁVEL UNIÃO
POR DEZ ANOS.
EM 1953 ELE A TRAI COM UMA JOVEM DE 22 ANOS,ELA O ABANDONA
Françoise Gilot Foto de Robert Capa. Pablo Picasso e sua mulher Françoise Gilot na Riviera francesa, 1948.
• Foi a única mulher que mostrou determinação para abandoná-lo. Em 1964, publicou Life with Picasso – The Love Story of a Decade (Vida com Picasso – A História Romântica de uma Década). Em suas memórias, ela se retrata como uma jovem seduzida, manipulada e traída por um sádico Picasso. Ultrajado, o pintor tentou proibir a circulação do livro. Não conseguiu, mas desde aquele momento nunca mais recebeu os filhos.
JACKELINE ROQUEPICASSO TINHA 73 ANOS QUANDO A CONHECEU,ELA TORNOU-SE SUA MUSA,MULHER E ENFERMEIRA
TEVE QUE SUPORTAR AOS 83 ANOS A PUBLICAÇÃO DE “LIFE WITH PICASSO” DE SUA EX MULHER FRANÇÕISE GILOT FOI RETRATADO COMO UM VELHO DEVASSO
JACQUELINE DE MÃOS CRUZADAS1954,ÓLEO SOBRE TELA 116 X 88,5 CM
COLEÇÃO PARTICULAR
• jacqueline tornou-se secretária, agente, enfermeira, protetora e controlou a vida do pintor, isolando-o de amigos e familiares. Cultivava uma veneração doentia pelo marido, tratando-o respeitosamente de monseigneur (meu senhor). Musa dos últimos anos, foi a mulher que Picasso retratou de forma mais obsessiva e com quem mais produziu. Para ela, Picasso deixou em testamento, uma fortuna estimada em 250 milhões de dólares. Mas o dinheiro não lhe poupou de um fim trágico. Matou-se em 1986, com um tiro na cabeça.
• 1914 1° GUERRA MUNDIAL, FIM DA EUFORIA CUBISTA; OS AMIGOS BRAQUE E DERAIN FORAM CONVOCADOS,PICASSO OS LEVOU ATÉ A ESTAÇÃO E NUNCA MAIS SE VIRAM.
• PICASSO INOVOU PINTOU MULHERES CORRENDO NA PRAIA E CONFECCIONOU A CORTINA DE BOCA E OS FIGURINOS DE “PARADE” DO BALLET RUSSO DE SERGEI DIAGHILEV
LES DEMOISELLES D’AVIGNON
1907ÓLEO SOBRE TELA
243,9 X 233,7 CMTHE MUSEUM OF MODERN
ART,NOVA YORK(EUA)
• ESTA OBRA É DEFINIDA COMO O QUADRO QUE REVOLUCIONOU A HISTORIA DA ARTE, SEU GEOMETRISMO E SUAS DEFORMAÇÕES INAUGURARAM O CUBISMO E POR EXTENÇÃO A PINTURA MODERNA
• EXPLOROU A SIMPLIFICAÇÃO DA FIGURA HUMANA• REFERÊNCIAS DE MATISSE E DERAIN• CONHECEU AS COLEÇÕES DE ARTE PRIMITIVA DO
MUSEU DE ETNOLOGIA DE TROCADERO• TRABALHOU MAIS DE 9 MESES,DURANTE OS 6
PRIMEIROS MESES ELABOROU MAIS DE 809 ESBOÇOS• CENA DE BORDEL DA RUA AVIGNON• MATISSE O ACUSOU DE COPIAR SEU QUADRO ALEGRIA
DE VIVER 1906• O QUADRO FICOU GUARDADO ATÉ 1916 E ASSIM
GANHOU SEU NOME ATUAL
•A MÁSCARA• INFLUÊNCIA DA ESCULTURA NEGRA É
VISÍVEL NESTE ROSTO•NO NARIZ LINHAS DE COR VERDE
O ROSTO ÍMPOSSIVELESTRANHO ROSTO DE OLHOS DESALINHADOS E NARIZ TORTO É O ELEMENTO MAIS SURPREENDENTE DO QUADRO. É COMO SE PICASSO QUISESSE ALUDIR AO GIRO REPENTINO QUE SURPREENDE O OBSERVADOR.
SENSUALIDADE E GEOMETRIAO RIGOR GEOMÉTRICO QUE DOMINA A S FIGURAS DAS EXTREMIDADES DA TELA.AS CURVAS SUAVIZAM AS FORMAS DAS MULHERES QUE SE OFERECEM SENSUALMENTE.OS ROSTOS HORIZONTALMENTE SEUS NARIZES ANUNCIA OS DESLOCAMENTOS DE SEUS RETRATOS DE 1930. O LIGEIRO TRATAMENTO DO FUNDO DE SUAS CABEÇAS CONFIRMA AO ESPECTADOR A AFIRMAÇÃO DO AUTOR QUE QUE A OBRA ESTA INACABADA.
GUERNICA1937
ÓLEO SOBRE TELA351 X 782,5 CM
MUSEU NACIONAL CENTRO DE ARTE REINA SOFIA,MADRI(ESPANHA) “A PINTURA NÃO É FEITA PARA DECORAR AS MORADIAS. É UM INSTRUMENTO DE GUERRA OFENSIVA E DEFENSIVA
CONTRA O INIMIGO.”PABLO PICASSO
.
• OS ORGANIZADORES DO PAVILHÃO ESPANHOL POSAM DIANTE DE GUERNICA.
FOI CONVIDADO PELA REPÚBLICA ESPANHOLA PARA UMA EXPOSIÇÃO EM PARIS,EM 26 DE ABRIL DE 1937 OCORREU O ATAQUE A CIDADE DE GUERNICA ESPANHA,ENVIADO POR HITLER EM APOIO A FRANCO,GUERRA CIVIL ESPANHOL
PICASSO NÃO SAIU DE PARIS DURANTE A SEGUNDA GUERRA MUNDIAL1944 LIBERTAÇÃO DE PARIS SEU ATELIÊ FOI INVADIDO POR SOLDADOS AMERICANOS PARA CONHECER O FAMOSO PINTOR.
• GUERNICA FICOU 3 DÉCADAS EM NEW YORK, EM 1981 COM A MORTE DE FRANCO ELA RETONARIA Á ESPANHA , PICASSO JAMAIS VIU SEU RETORNO MORREU 8 ANOS ANTES.
• EM FEVEREIRO DE 2003 A DELEGAÇÃO AMERICANA APRESENTOU NAS NAÇÕES UNIDAS SEU OBJETIVO DE INVADIR O IRAQUE, NO ÚLTIMO MINUTO ALGUÉM REPAROU QUE HAVIA UMA TAPEÇARIA REPRODUZINDO GUERNICA NA PAREDE, MULHERES GRITANDO, CASAS QUEIMANDO, BEBÊS MORTOS, BOMBARDEIO, MORTE, SOFRIMENTO, A TELEVISÃO PEDIU PARA Q CUBRAM-NA, ASSIM ELA FOI ENVOLVIDA POR UM PANO AZUL, MAS A MÍDIA PODERIA TER DITO, VAMOS MOSTRAR O QUADRO, AFINAL NÃO É ISSO QUE OS TIRANOS FAZEM? MORTE, MISÉRIA, SOFRIMENTO, MAS NADA FIZERAM;
FOI O RECONHECIMENTO DO PODER DA ARTE, VOCÊ PODE SER A NAÇÃO MAIS PODEROSA DO MUNDO E JOGAR SEUS EXÉRCITOS POR AÍ, PODE SE LIVRAR DE
DITADORES,MAS CUIDADO ,NÃO SE META COM UMA OBRA DE ARTE!
O SÍMBOLO DA PAZ
A DIVULGAÇÃO DO MAIS FAMOSO SÍMBOLO DA PACIFISTA DO SEC. XX-A POMBA BRANCA.DEVE-SE AO POETA SURREALISTA E COMUNISTA LOUIS ARAGON.EM 1949,O POETA CONVERTEU A LITOGRAFIA A POMBA DE PICASSO,NO EMBLEMA DO CONGRESSO DA PAZ DE PARIS. O SÍMBOLO SE MANTEVE MAS PICASSO O REDESENHOU POSTERIORMENTE.
• PICASSO DEMONTROU UMA CAPACIDADE E ADAPTAÇÃO E INVENÇÃO SURPREENDENTE PARA SUA IDADE,NOS ANOS 50 COMEÇOU A DECORAR CERÂMICAS ,EM APENAS UM ANO DECOROU MAIS DE 2000 PEÇASPICASSO TAMBÉM ATUOU COMO ESCULTOR.
A BEBEDORA DE ABSINTO1901
ÓLEO SOBRE TELA73 X 54 CM
HERMITAGE,SÃO PETERSBURGO(RUSSIA)
VOCÊS ESPERAM QUE EU LHE DIGA O QUE É ARTE. SE EU SOUBESSE NÃO
DIRIA A NIGUÉM”PABLO PICASSO
AUTO RETRATO COM A PALETA1906
ÓLEO SOBRE TELA92 X 73 CM
THE PHILADELPHIA MUSEUM OF ART,
FILADÉLFIA (EUA)
Pintar é libertar-se, e isso é o essencial.
Picasso
PABLO VESTIDO DE ALERQUIM
1925ÓLEO SOBRE TELA
130 X 97,5 CMMUSEU PICASSO,PARIS
(FRANÇA)
Eu não evoluo, sou.Pablo Picasso
A PAIXÃO PELAS TOURADAS
A PAIXÃO PELAS TOURADAS
TOUROS
AS BANHISTAS
1918,ÓLEO SOBRE TELA
17 X 22 CM PARIS: MUSEU PICASSO
PICASSO ACABAVA DE SE CASAR COM OLGA,A
FELICIDADE,LIBERDADE E A TRANQUILIDADE DA PRAIA DE
BIARRITZ.
A GARRAFA DE VIEUX MARC1913CARVÃO,PAPÉIS PRESOS COM ALFINETES63 X49 CMMUSÉE NATIONAL D’ART MODERNE,CENTRE GEORGES POMPIDOU,PARIS(FRANÇA)
Cubismo Sintético - (1911) reagindo à excessiva fragmentação dos objetos e à destruição de sua estrutura. Basicamente, essa tendência procurou tornar as figuras novamente reconhecíveis. Também chamado de Colagem porque introduz letras, palavras, números, pedaços de madeira, vidro, metal e até objetos inteiros nas pinturas.
RETRATO DE AMBROISE VOLLARD
1910ÓLEO SOBRE TELA
92 X 65 CMMUSEU
USHKIN,MOSCOU(RÚSSIAVOLLARD ERA UM DOS MAIS PRESTIGIADOS MARCHANDS FRANCESES,IMPULSIONOU A CARREIRA DE VÁRIOS PINTORES DA ÉPOCA
ESSA OBRA CORRESPONDE AO PERÍODO CONHECIDO COMO CUBISMO ANALÍTICO
Cubismo Analítico - (1909) caracterizado pela desestruturação da obra em todos os seus elementos. Decompondo a obra em partes, o artista registra todos os seus elementos em planos sucessivos e superpostos, procurando a visão total da figura, examinado-a em todos os ângulos no mesmo instante, através da fragmentação dela. A cor se reduz aos tons de castanho, cinza e bege.